Notícias

O Museu do Caipira

Publicado: 28/05/2023

Carro de boi - Debret'



O Instituto Pindorama iniciou no mês de maio de 2023, em Birigui, o Museu do Caipira. O museu inicia com uma sala para armazenamento e catalogação do acervo, não dispondo ainda de sala permanente para exibição pública. Em 2025 o museu contará com prédio próprio, contando com exposições permanentes e rotativas. Durante 2023 e 2024 o museu realizará exposições virtuais, itinerantes e ações educativas.

O Museu do Caipira atuará nas áreas de Cultura Popular (Cultura Caipira, outras culturas regionais e Folclore), Literatura Brasileira, Artes, História Natural e História (História do Caipira, História de Birigui, História do Brasil e História Geral).

O Museu do Caipira é mais um braço do Instituto Pindorama (www.institutopindorama.com.br), que conta atualmente com a Editora Pindorama (www.editorapindorama.com.br), a loja virtual Girafa Amarela (www.girafaamarela.com.br), a plataforma de divulgação literária Primeiros Versos (www.primeirosversos.com.br), a revista de divulgação científica Pindorama Ciência (www.pindoramaciencia.com.br) e a plataforma de divulgação de informações sobre a flora brasileira Wikiárvores (www.wikiarvores.com.br).