Um diário de memórias

Título: Um diário de memórias Autora/Organizadora: Daiane Katiuscia Dantas Rocha Editora: Pindorama Ano: 2022 Número de páginas: 45 ISBN: 978-65-89035-30-5

Os contos e minicontos presentes neste livro são resultantes de um projeto desenvolvido durante os meses de outubro e novembro de 2021 na Oficina Literária de Contos e Minicontos "Meu Primeiro Conto de Memórias" promovida pela Secretaria da Cultura de Marília e convênio estabelecido com o Governo do Estado de São Paulo.

Os encontros foram realizados na modalidade on-line através da Plataforma Google Meet nos dias 21/10, 28/10, 04/11, 11/11 e 18/11, das 19 às 21h.

Nesta oficina foram tratadas temáticas que buscaram promover o exercício da reflexão e escrita criativa dos participantes da oficina para escreverem suas histórias vivenciadas em diversos momentos de sua vida. Eles(as) resgataram momentos passados, presentes e aspirações futuras.

Os temas sugeridos foram os seguintes: infância, adolescência, momento atual, sonhos e superação, vida profissional, novo cotidiano, sentimentos, viagens e ficção. Estes temas foram acompanhados de sugestões de palavras-chave propostas pela participante da Oficina Mellanye Castelli, as quais serviram de inspiração para a criação das narrativas pessoais.

Os conteúdos didáticos e literários que foram abordados durante o desenvolvimento da oficina foram:

- Brainstorm; Escrita Criativa; Resgate de memórias afetivas; O que é Conto, tipos de contos e como criar;

Miniconto, Nanoconto e Microconto; Produção e apresentação dos contos e Técnicas de leitura dinâmica.

E por fim, após a conclusão do curso, partiu-se para a produção de material (e-book) com os contos produzidos e posterior versão impressa do livro.

Além das produções textuais desenvolvidas durante o curso, neste livro você encontrará um breve conceito do que é Conto, miniconto, microconto e nanoconto

Conhecerá também alguns tipos de contos, dicas para produzir o seu conto e uma página especial dedicada a sua produção textual.

Como esta edição foi escrita a várias mãos, tendo portanto vários autores, cada história levará somente o primeiro nome de cada autor, para você, leitor saber de quem é aquele conto ou miniconto, de quem são as memórias, sonhos e reflexões.

No final do livro há um espaço destinado a apresentação autobiográfica de cada um dos autores que participaram desta edição. Dê uma espiadinha e conheça um pouquinho de cada um deles.