Como viver a minha arte na docência, 6 passos para reflretir, transformar e deixar o meu legado

Comprar!


Autor: Ricardo Hidalgo Santim
Editora: Pindorama
Número de páginas: 72
Tamanho: 16x23cm
Produto Novo
ISBN: 987-85-6996-15-5

Esse livro é orientado por uma série de questionamentos que têm por objetivo fazer o professor refletir sobre como viver a sua arte na prática docente, buscando não só realizações pessoais e profissionais, mas também deixar o seu legado para as próximas gerações.
Cada dia mais, os professores que se preocupam com o efeito de transformação daquilo que ensinam e o que isso pode promover na vida e intelecto de seus alunos, se deparam imersos em uma vida conturbada, sem tempo para dedicarem-se à família e nem mesmo ao que acreditam. Esse tipo de situação gera uma insatisfação com a sua profissão, pois a cada dia aumenta, em extensão e profundidade, o abismo entre o que se acredita e o que se tem feito em sala de aula.
Fazer da sua arte uma ação docente, significa potencializar o que você já tem de bom e tornar isso instrumento pedagógico para transformar o mundo a sua volta, por meio de situações práticas de interação. Ações dinâmicas no ensino são oportunidades que você cria para impactar pessoas como colegas professores e os alunos. Para isso, não é preciso ser um guru da Educação, basta ser professor em essência. Por exemplo, desenvolver na sua aula projetos que valorizem a participação dos alunos de forma interativa, parcerias com professores que produzam ações que impactem positivamente a sua escola, organizar exposições, teatros, viagens dentre outros projetos interdisciplinares que convide as pessoas para a ação. Quando as pessoas se sentem parte de um todo elas se dedicam para ver o seu trabalho ou a sua contribuição aparecer. Dá de si o melhor, pois todos querem ver o melhor.
Para que eu possa te orientar nessa reflexão para transformar a sua prática docente e deixar o seu legado, eu preciso que você siga o passo a passo dos questionamentos e reflexões, para você descobrir seus potenciais e escrever a sua história pessoal e profissional de sucesso.
Professor(a), vamos lá, preciso que você seja sincero(a), meu papel aqui é fazer você olhar para si e questionar-se para refletir. Mais adiante passarei algumas orientações que precisam dessas reflexões, que são fundamentais para a tomada de decisões importantes para a sua ação.
A sua leitura e ação vai tornar esse livro único, pois ele vai ser personalizado pela sua história e pelos seus sonhos, que são únicos, pois cada professor é diferente. E nenhum exemplar será igual ou previsível. É muito importante que você faça anotações nos espaços de reflexão propostos ao longo dos capítulos. Quando você escreve, tem a oportunidade de materializar o seu pensamento e avaliá-lo mais criticamente. Ao ler sobre o que se pensa você tem a oportunidade de fazer anotações, rasurar, corrigir e propor soluções aos problemas de forma analítica. Assim, numa releitura de si mesmo você reestrutura o seu pensamento sobre a docência, ou seja, seu modelo mental a respeito de determinadas situações e conceitos. Purificar o que se pensa é o primeiro caminho para construir uma ação coerente e eficiente.
Para isso vamos seguir seis passos que te fará refletir sobre seis principais questões que possam te intrigar pessoalmente, socialmente e profissionalmente:

1) O que eu amo? A minha arte é...
2) O que eu domino? A minha especialidade é...
3) O que eu quero? O meu sonho é...
4) Como eu vejo? Reflexão...
5) Como posso fazer? A minha ação será...
6) Como conquistar? O meu legado será...